Pesquisas comprovam a importância dos brindes promocionais

Hoje nós vamos falar sobre a pesquisa realizada pelo bpma (British Promoção Mercadoria Associação). A Associação representa o campo de Promoção de marketing no Reino Unido. E sua pesquisa anual é referência para empresas que investem em marketing de relacionamento. Vários resultados de pesquisa ajuda-nos a compreender o valor da distribuição de brindes promocionais personalizados para obter ou manter os clientes. Vamos nessa ?

Como o seu cliente se sente quando recebe um presente?
Este é o primeiro resultado interessante da pesquisa: 79% dos entrevistados disseram se sentir honrado e apreciado quando eles recebem um brinde promocional. Outros 47% disseram que se sentiam felizes e em outros 21% estavam impressionados com a marca. E 5,9% disseram se sentiram especial.

Brindes Promocionais Personalizados

Olhe para sua mesa agora. Que presentes você tem nela? 

Quando perguntado aos entrevistados que participaram da pesquisa, 92% disseram que tiveram ao menos um em sua Mesa. 81% disseram que tinham mais de 2 brindes. 44% têm mais de 4 brindes em sua mesa de trabalho. E apenas 11% não tem brindes personalizados promocionais.

Entre as pessoas que foram entrevistadas, muitas delas relatam o uso de brindes em sua vida diária,  os itens abaixo são mais comuns no dia-a-dia:

  • Canetas personalizadas – 65%
  • Cadernos personalizados ou bloquinhos de anotação – 43%
  • Caneca – 20%
  • Porta copos e Mouse pad estes dois últimos pontos equivalentes a 17%.

 

Uma pesquisa anterior, de meados de 2014, mostrou o top 10 dos produtos que complementam esta lista como:

Se você quer melhorar a sua campanha de marketing de relacionamento, você pode kits para fazer a mistura destes produtos: canetas personalizadas e bloco de anotação, calendários e porta-copos, caneca com cadernos, calendários personalizados com lápis e cadernos, por exemplo. Também vale a pena intercalar elementos analógicos com o digital, tais como pendrive com alimentos, como o vinho e guloseimas. Tudo depende de orçamento, a ocasião e até mesmo os valores que a marca deseja ir.

Quando e como usar brindes corporativos?

Sete em cada dez empresários ou comerciantes fazem o uso de campanhas promocionais que são adaptados às suas ações de marketing de relacionamento. Mas em que ocasiões eles são mais usados?

66% tem como o hábito de distribuir brindes em feiras e eventos;
52% das campanhas de marketing para fortalecer relacionamento, através da distribuição de presentes para o reconhecimento e a valorização dos clientes;
32% utilizam os brindes como incentivo de vendas
27% distribuem brindes aos funcionários como forma de incentivo e engajamento
Com estas dicas, é fácil entender que os clássicos nunca saem de moda, e que não há necessidade de medo: aposta em brindes é uma ação que sempre dá resultado.