Existem benefícios psicológicos por ser supersticioso?

Existem benefícios psicológicos por ser supersticioso?

Você é uma pessoa supersticiosa? Você cruzar os dedos antes de um evento importante? Você tenta evitar sair na sexta-feira 13? Você carrega um amuleto da sorte?

Se você responder sim a algumas de todas estas perguntas, é óbvio que você é supersticioso. Bem, você não está sozinho, porque muitas pessoas são supersticiosas também.

Você provavelmente já leu sobre como há sempre são 31 centavos sorte no bolso de McCain, porque ele quer reverter o número do azar “13” para ganhar alguma vantagem. Alguns atletas ir ao extremo de usar o mesmo uniforme quando eles estão em uma série de vitórias. Existem benefícios psicológicos para ser supersticiosa? Vamos dar uma olhada.

As pessoas mais supersticiosas acreditam no elemento de sorte. No esporte, um jogo pode ser ganhou ou perdeu por uma chamada perdida ou uma fração de uma polegada.

Como no jogo de futebol, um atacante chuta a bola para o gol com toda sua força, e a bola bate a baliza em um ângulo que é apenas milímetros longe de ser um objetivo ou uma menina. É sorte?

Que tal os marinheiros que saem para o mar, acreditando que suas vidas estão nas mãos dos deuses? Eles que ganhar uma vantagem psicológica com suas superstições?

É difícil dizer. Em uma série de experiências interessantes, Lysann Damisch da Universidade de Colónia explorou essas ideias e as descobertas são fascinantes. Se nada mais, ela descobriu que superstição pode aumentar a auto-confiança de uma pessoa, ajudando-os para um melhor desempenho em diversas tarefas.

No primeiro experimento, Damisch escolheu 51 estudantes para participar de um teste de destreza.

O objeto usado foi um cubo com uma grade de 36 buracos e 36 rolamentos de esferas. Sua tarefa era conseguir todos os rolamentos de esferas nos buracos no menor tempo possível. Armado com um cronômetro, Damisch cronometrado os estudantes.

Quando ela disse, “eu pressionar o relógio para você” ou “Em ‘ir’, você vai”, o tempo necessário para os alunos completar a tarefa era cerca de 5 a 6 minutos. Na Alemanha, uma frase de sorte, que é semelhante ao “toque na madeira” é “Eu pressionar o polegar para você”. Quando ela disse isso para os alunos, surpreendentemente, eles completaram a tarefa em cerca de 3 minutos.

Em outro experimento, Jamisch reunir um grupo de 41 estudantes para estudar o impacto dos amuletos da sorte sobre o seu desempenho em um jogo de memória.

Mais cedo, ela pediu aos alunos para trazer seus amuletos da sorte para a escola. Aleatoriamente, ela deixou alguns dos amuletos da sorte no outro quarto enquanto ela retornou com amuletos da sorte para alguns alunos.

O jogo de memória, os alunos estavam a entregar duas cartas de face para baixo em um tempo até que todos os 18 pares foram emparelhados. Os resultados mostraram que os alunos que estavam sem seus amuletos da sorte realizado muito pior do que os alunos que tiveram seus amuletos da sorte.

Essas experiências mostram que superstições podem dar às pessoas alguns benefícios psicológicos. O que você acha?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *